Questões Frequentes (FAQs)

As nossas Certificações

A certificação Cat-Friendly Clinic é atribuída pela Sociedade Internacional de Medicina Felina aos centros veterinários que têm um elevado padrão de qualidade no atendimento de gatos.
Para que essa acreditação ocorra deverá cumprir com diversos critérios na forma como aborda e cuida os pacientes felinos, incluindo instalações, equipamentos, formação e conhecimento técnico adequado.
Saiba mais sobre este programa em https://catfriendlyclinic.org/

Um Centro de Atendimento Médico Veterinário Associado à APMVEAC (CAMVAA) é um Consultório, Clínica ou Hospital Veterinário que reconhece a importância de atingir um padrão elevado no seu atendimento, seguindo orientações internacionais, com acesso a formação contínua especializada, de forma a prestar um serviço de excelência junto dos animais de companhia e dos seus tutores.
A APMVEAC é a Associação Portuguesa de Médicos Especialistas em Animais de Companhia, uma associação técnico científica que desenvolve o nível científico e sócio-cultural dos médicos veterinários dedicados aos animais de companhia, sendo a representante nacional da Associação Mundial de Medicina Veterinária de Animais de Companhia (WSAVA).
Para saber mais consulte https://apmveac.pt/camv/associados-camvaa/.

A certificação Fear-Free é atribuída aos profissionais que completaram um programa de formação específico, criado por alguns dos mais reputados Médicos Veterinários e especialistas em animais de companhia a nível mundial, com o objetivo de aumentar o enriquecimento e bem estar emocional dos animais de companhia e reduzir o seu medo e ansiedade.
A certificação Elite Fear-Free é atribuídas aos profissionais que suplantaram a certificação Fear-Free e estão continuamente dedicados aos mais altos padrões de educação e melhoria da prática clínica segundo os princípios “sem medo”.
Para saber mais consulte https://fearfreepets.com/.

A certificação Low Stress Handling® é atribuída aos profissionais que completaram um programa de formação, legado da Dra Sophia Yin, uma das mais reconhecidas e prestigiadas Médicas Veterinárias na área da redução da ansiedade e stress dos animais de companhia, levando a experiências mais positivas e animais mais felizes quando no veterinário.
Para saber mais consulte https://lowstresshandling.com/.

Como trabalhamos

Estamos abertos dias úteis das 10h-13h30 e das 15h-19h. Aos sábados das 10h-13h30 e das 15h-18h.

Pode marcar ligando-nos por telefone (281094023 / 924099922), escrevendo-nos um email (geral@vetgilao.pt), um Whatsapp (924099922) ou utilizando o formulário de marcação online da página web (https://vetgilao.pt/agendamento/).

Para saber a nossa tabela de preços deve contatar-nos diretamente através de telefone ou mandando mensagem por email / formulário de contato / Whatsapp.

Sim, por favor! Tratar e cuidar do seu animal é um compromisso que queremos respeitar e para o fazermos da melhor maneira deve marcar uma consulta antecipadamente.
No caso de urgências declaradas poderá deslocadar-se imediatamente para a clínica mas avise-nos antes de forma a estarmos preparados para os receber. Poderá ter de aguardar uma vaga no caso de na triagem não ser considerado um risco imediato de vida para o seu animal.

Poderá pagar em dinheiro, cartão bancário português (débito apenas), MBWay, cheque ou por transferência bancária.
O pagamento deve ser realizado no momento da prestação do serviço (final da consulta / alta da cirurgia) e não dispomos de crédito, pelo que deverá contatar uma instituição bancária no caso de não ter disponibilidade financeira antes de utilizar os nossos serviços.

Não. Para lhe podermos prestar um serviço de qualidade e ter a máxima disponibilidade enquanto no nosso horário de funcionamento não nos é possível realizar consultas de urgência fora de horas.
No caso de urgências quando estamos encerrados deverá contatar um hospital veterinário nas imediações que lhe prestará a assistência necessária, estando apetrechado com os meios humanos e instalações apropriadas a esse contexto.
Os hospitais mais perto de Tavira são:

As consultas podem ter um tempo variável consoante o caso clínico e as necessidades do seu animal. Geralmente uma consulta médica demora 30 minutos e no caso de uma consulta preventiva pré-cirúrgica ou de um pequeno procedimento pode levar 15 minutos.

Sim, realizamos consultas no domicílio se for mais conveniente e adequado para o seu animal quando assim o deseje.
As consultas no domicílio estão sujeitas às vagas disponíveis e deverão assim ser sempre combinadas com alguma antecedência.

Não. Não temos acordos ou protocolos com redes de saúde animal nem seguros de saúde.
No entanto caso tenha um seguro de saúde animal de reembolso (não obrigando a ser assistido dentro de uma rede específica), prestamos os nossos serviços como habitualmente, devendo indicar-nos que possui o mesmo e deseja um relatório médico, podendo assim ser reembolsado de acordo com as condições comerciais que tem contratadas.

Não. Somos exclusivamente um Centro de Atendimento Médico Veterinário e por razões de proteção da saúde dos animais e conforto dos nossos pacientes não recebemos animais em estadia de hotel / diária.

Nas cirurgias

Na maioria das cirurgias programadas (esterilizações, remoção de nódulos…) os pontos utilizados são absorvidos pelo organismo e não existe a necessidade de os retirar, estando escondidos por baixo da pele de forma a que o seu animal não os consiga arrancar.
Nas cirurgias com pontos externos visíveis habitualmente são retirados após 8 a 12 dias.

Para que a anestesia e a cicatrização após a cirurgia sejam mais seguras são realizadas frequentemente “análises pré-cirúrgicas”. Estas análises são feitas ao sangue e pretendem verificar as células do sangue e os parâmetros dos principais órgãos internos, como o fígado ou os rins. Por vezes são também realizadas análises na urina ou outros parâmetros / exames consoante a cirurgia e o paciente em questão.

Habitualmente o seu animal é recebido no início da manhã, decorrendo a cirurgia durante o período da manhã e tendo alta durante a tarde do mesmo dia.

Salvo se dadas outras indicações:
– avise-nos à chegada à clínica sempre que o seu animal piorou da sua condição de saúde ou ficou doente nas últimas horas;
– não permita que coma qualquer alimento pelo menos 8 horas antes de ser recebido na clínica;
– deixe água à sua disposição sem restrições;
– deverá permitir que faça as suas necessidades antes de chegar á clínica (se for um cão dê um pequeno passeio para tal);
– no caso dos gatos mantenha-os fechados em casa sem acesso ao exterior durante a noite antes da cirurgia e tenha a transportadora acessível a ele nos dias anteriores para se habituar à mesma;
– se no dia anterior estiver muito sujo e for possível, dê-lhe um banho de véspera;
– caso possível faça-o acompanhar de um brinquedo ou manta com o seu cheiro que o conforte na recuperação.

A idade com que os cães ou gatos podem ser esterilizados é genericamente a partir dos 4 meses, mas por vezes está indicado mais tarde.

Sobre nutrição e alimentação

O seu cão / gato deve ser alimentado com uma comida completa e equilibrada, adequada à espécie em questão, mas também à idade, estado reprodutivo e eventuais problemas de saúde deles. Escolha uma marca reputada se for uma dieta comercial ou tenha o apoio de um Médico Veterinário Diplomado pelo Colégio Europeu de Nutrição (Find a Specialist – EBVS – European Board of Veterinary Specialists) se pretende formular e cozinhar em casa.

Como mínimo deve ter as menções “alimento completo” e indicar qual a espécie e faixa etária para que é indicada.
Se pretende ser mais criterioso deve então questionar o fabricante sobre como e onde é produzida, quem a formulou, se realizam e disponibilizam análises e verificações externas de qualidade por entidades independentes e qual a digestibilidade da mesma, entre alguns dos dados importantes para a escolha.
Em caso de dúvida recolha o máximo de dados sobre a ração que está a considerar e consulte-nos para o ajudar.

Não. Por norma a lista de ingredientes enumera os ingredientes frescos por ordem de quantidade utilizada. Não indica a qualidade nutricional dos ingredientes, a digestibilidade final da ração ou a biodisponibilidade dos diversos nutrientes. Por vezes os ingredientes vêm descritos num grupo (ex: carnes e sub-produtos) e noutras vêm discriminados com maior detalhe (ex: farinha de salmão), o que pode dar uma falsa ideia da origem dos nutrientes presentes no produto final.

Pode ser, desde que seja completa e equilibrada. Porque não é analisada para saber o seu conteúdo nutricional, deve ser preparada com a ajuda de um profissional, idealmente um Médico Veterinário Diplomado pelo Colégio Europeu de Nutrição (Find a Specialist – EBVS – European Board of Veterinary Specialists).
As receitas caseiras em Livros e online contém frequentemente lacunas e erros nutricionais que podem comprometer a saúde do seu animal, pelo que seja muito cauteloso em fornecer a sua alimentação principal com base nas mesmas.

A quantidade deverá ser calculada com base nas necessidades energéticas do animal (isto é, a espécie, condição corporal, faixa etária, estado fisiológico, exercício físico e patologias se existirem) e a composição da comida fornecida. Essa quantidade específica deverá posteriormente ser ajustada consoante o peso, condição corporal e condição muscular do seu amigo patudo.
Na rotulagem das dietas comercializadas está também presente um intervalo de comida a fornecer por dia e por peso por onde se pode orientar inicialmente. Caso tenha dúvidas contacte-nos para saber se é adequada.

Scroll to Top