Sobre nutrição e alimentação

Que quantidade devo dar de alimento ao meu cão / gato?

A quantidade deverá ser calculada com base nas necessidades energéticas do animal (isto é, a espécie, condição corporal, faixa etária, estado fisiológico, exercício físico e patologias se existirem) e a composição da comida fornecida. Essa quantidade específica deverá posteriormente ser ajustada consoante o peso, condição corporal e condição muscular do seu amigo patudo.Na rotulagem das …

Que quantidade devo dar de alimento ao meu cão / gato? Read More »

Uma dieta cozinhada em casa é adequada para o meu animal?

Pode ser, desde que seja completa e equilibrada. Porque não é analisada para saber o seu conteúdo nutricional, deve ser preparada com a ajuda de um profissional, idealmente um Médico Veterinário Diplomado pelo Colégio Europeu de Nutrição.As receitas caseiras em Livros e online contém frequentemente lacunas e erros nutricionais que podem comprometer a saúde do …

Uma dieta cozinhada em casa é adequada para o meu animal? Read More »

A lista de ingrediente é suficiente para saber a qualidade de uma ração?

Não. Por norma a lista de ingredientes enumera os ingredientes frescos por ordem de quantidade utilizada. Não indica a qualidade nutricional dos ingredientes, a digestibilidade final da ração ou a biodisponibilidade dos diversos nutrientes. Por vezes os ingredientes vêm descritos num grupo (ex: carnes e sub-produtos) e noutras vêm discriminados com maior detalhe (ex: farinha …

A lista de ingrediente é suficiente para saber a qualidade de uma ração? Read More »

Como saber se uma ração comercial é adequada para o meu animal?

Como mínimo deve ter as menções “alimento completo” e indicar qual a espécie e faixa etária para que é indicada.Se pretende ser mais criterioso deve então questionar o fabricante sobre como e onde é produzida, quem a formulou, se realizam e disponibilizam análises e verificações externas de qualidade por entidades independentes e qual a digestibilidade …

Como saber se uma ração comercial é adequada para o meu animal? Read More »

Scroll to Top